Em nosso segundo destino da série Roteiro de Fim de Semana, apresentamos Tiradentes, a cidade mineira com imensa importância histórica e grande riqueza cultural da época do Brasil Imperial.  

Localizada a 190 km de Belo Horizonte e a 300 km do Rio, a cidade de Tiradentes apresenta uma extensa oferta de atrações para um fim de semana na cidade. Prepare-se para passar todo o dia fora e aproveitar cada segundo dessa viagem. 

Primeiramente, para chegar em Tiradentes, o melhor caminho é pelas capitais: BH, Rio e São Paulo. Você pode fazer os trajetos para a cidade de ônibus ou alugar um carro, que é a opção mais recomendada. 

O local é perfeito para quem busca um fim de semana de tranquilidade. Ao mesmo tempo, é um paraíso para aqueles que amam o ecoturismo, especialmente casais, que podem unir os dois propósitos em uma mesma viagem. 

Por isso, neste conteúdo vou te dar um guia completo de tudo o que você precisa conhecer em Tiradentes e como pode aproveitar da melhor maneira o seu tempo na cidade. 

Continue a leitura e bom fim de semana! 

Onde se hospedar 

Apesar de ser uma cidade do interior com apenas 7 mil habitantes, Tiradentes é uma cidade cara e que possui muitas hospedagens luxuosas em seu cardápio. Contudo, existem também opções mais rústicas para aqueles que preferem economizar. 

De qualquer forma, o melhor local para escolher um hotel ou pousada é no Centro Histórico. Lá, você tem acesso aos pontos turísticos mais famosos e desfruta de bons restaurantes, comércios e lojas. 

Além disso, estará ao ladinho do Largo das Forras onde, ao final do dia, você pode passar a noite em um bom bar com música ao vivo.

Atividades de ecoturismo em Tiradentes

Muitos não sabem, mas Tiradentes, que fica aos pés da Serra de São José, é um destino excelente para o ecoturismo e conta com diversas atividades para os mais aventureiros, são elas: 

Passeio de 4×4 

Os passeios realizados em carros com tração 4×4 te levam aos principais pontos da Estrada Real, dentre eles a Serra de São José, vilas e cachoeiras nas proximidades. 

Os principais carros que saem da cidade te levam para: Carrancas,Coronel Xavier Chaves, Resende Costa e Bichinho. Além disso, os tours passam também pela Gruta Cada de Pedra, Mirante do Gaspar e Estrada Parque. 

Alguns outros passeios oferecem visitas à cidade de Ouro Preto e à Inhotim, em Brumadinho.

Trekking

Esse é um dos esportes mais praticados em Tiradentes e é realizado com o auxílio de um guia. A maioria das trilhas levam aos mirantes da Serra, que podem chegar até 1.260 metros de altitude, oferecendo uma vista panorâmica da cidade. 

Algumas dessas trilhas levam a uma caminhada de mais de 6 horas, enquanto outras são travessias de até duas noites. 

Sendo assim, durante o passeio você verá as áreas de proteção ambiental guardando a preservada Mata Atlântica e terá a oportunidade de conhecer os caminhos que eram abertos pelos escravos para o transporte de ouro no século XVIII. 

Passeios de bicicleta por Tiradentes

Para os ciclistas, sejam amadores ou profissionais, tirar proveito da Serra de São José para pedalar é uma excelente forma de explorar a região no seu tempo e da maneira que preferir. 

Além disso, existem trechos com diversos níveis de dificuldade. Porém, escolhendo o certo para seu condicionamento físico, você pode ver de pertinho os paredões de Arenito e as fazendas da região. 

Por fim, o roteiro de todos os passeios termina no Centro Histórico e lá você pode fazer um belo almoço ou jantar para compensar todo o exercício. 

Outros pontos turísticos para conhecer

Depois de aproveitar as atividades de ecoturismo em Tiradentes, relaxe um pouco e desfrute da calmaria da cidade interiorana, por isso, reserve um tempo para percorrer o Centro Histórico a pé. 

Lá, você vai conhecer os seguintes pontos turísticos: 

  • Casa Torta;
  • Chafariz São José, construído em 1749;
  • Museu do automóvel da Estrada Real;
  • O Museu de Sant’Ana;
  • Museu da Moto; 
  • Instituto Mário Mendonça;
  • Antiga Cadeia.

Tiradentes é uma cidade religiosa e possui igrejas belíssimas. Aliás, se você curtir esse tipo de passeio, vale a pena visitar: 

  • Museu da Liturgia; 
  • Igreja Matriz de Santo Antônio; 
  • Igreja de São Francisco de Paula; 
  • Santuário da Santíssima Trindade;
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário. 

Por que passar um fim de semana em Tiradentes?

Eu, particularmente, amo a vida interiorana, ela é descomplicada, simples e pacífica. Muito diferente daquilo que vivemos nas grandes cidades. 

Por esse motivo, ela é a escolha ideal para um roteiro de fim de semana longe da correria da rotina, onde podemos nos dedicar às atividades que amamos e aproveitar um pouco da paz do campo. 

Além disso, sua riqueza cultural é muito grande, tornando ela um berço histórico de nosso país. Cada tijolo construído tem uma história e, especialmente, a história do próprio Tiradentes durante a Inconfidência Mineira. Um ponto de ruptura do Brasil Império. 

Sem falar da experiência gastronômica, afinal, Minas Gerais é um dos estados com a culinária mais gostosa do país repleta de aperitivos deliciosos: doce de leite, biscoito de nata e, o principal, o pão de queijo

Sendo assim, planeje sua viagem com antecedência para passar um belo fim de semana no interior mineiro, o site da Voalá está cheio de opções para todos os gostos! Faça parte da nossa comunidade exclusiva de amantes de viagens e assine a Embarque Voalá. Lá você fica por dentro de mais roteiros, promoções exclusivas e muito mais! 

Comments are closed.