Para quem ama viajar como a gente, não tem sentimento pior que voltar de uma viagem sabendo que, se tivesse se planejado direito, daria pra aproveitar bem mais, né? 

Por isso, vamos apresentar tudo que você não pode esquecer na hora de montar o roteiro da sua próxima viagem.

“Sem imprevistos, sem falta de dinheiro, 

sem esquecer nada importante, sem perder tempo”. 

Repete com a gente e vem na corrente Voalá que dá certo!

O básico pra fazer um bom roteiro de viagem

Antes de qualquer coisa, vamos a algumas dicas essenciais pra você começar a estruturar o seu roteiro de viagem:

1) Parece óbvio, mas tem que começar a se planejar com antecedência. Sendo assim, pelo menos 2 meses antes da viagem (considerando que a passagem e a hospedagem já estão garantidas), você consegue ter tempo para realizar todas as pesquisas e comparações necessárias.

2) Confira se o período que tem disponível é adequado para o destino que está cogitando. Tá afim de curtir uma praia, mas só consegue uns dias de folga no período de inverno? Então, é melhor rever o plano e escolher um destino mais apropriado para a estação.

Espia aqui: Lugares charmosos do Brasil para curtir o frio em 2019

Além da preocupação com o tempo, pesquise sobre possíveis eventos isolados que podem exigir alterações no seu roteiro (uma manifestação marcada para aquele fim de semana que pretendia passar em São Paulo, por exemplo, e que vai interditar vias principais da cidade). Da mesma forma, pesquise sobre feriados locais que podem influenciar no funcionamento de restaurantes e de outros atrativos do destino em questão.

3) Sempre que possível, escolha as datas da viagem apenas depois de uma pesquisa prévia do destino. Conhecendo bem a programação do destino escolhido, você poderá descobrir sobre um espetáculo imperdível, por exemplo, que será exibido somente na sexta-feira à noite. Se o plano era comprar uma passagem pra sábado de manhã, então, já é hora de mudar.

Leia também:

Qual a melhor época para viajar no Brasil? Vem descobrir!

Agora, vamos aprender a montar o seu roteiro de viagem pra voltar com aquela sensação de “dever” cumprido com sucesso! ✅✅✅ Não vamos deixar nada passar, ok?

O que não pode faltar no seu roteiro de viagem? Dicas pra não se frustrar!

1) Crie um cronograma com toda a programação!

Chegou a hora de montar a programação da sua viagem. Nesse momento, uma dica é separar os lugares interessantes para visitar daqueles que você realmente não pode deixar de conhecer. E, claro, consulte os dias e horários de funcionamento pra cada um.

Pontos turísticos, restaurantes, atrações e passeios legais, eventos que vão ter na época, museus, parques, monumentos…

Vale também fugir do óbvio e pesquisar por algumas programações alternativas, e menos turísticas, que te farão conhecer ainda mais da personalidade da cidade.

Depois dessa lista de locais selecionados, crie um cronograma. Não vai dar uma de “barata tonta” no meio da viagem, ein? Crie um cronograma que tenha coerência. Separe as atividades do dia, organizando locais mais próximos um do outro e sem chocar horários de funcionamento.

Acima de tudo, cuidado com a empolgação! É importante deixar alguns espaços livres no seu roteiro pra conseguir turistar com calma e não se estressar com qualquer imprevisto que surgir.

O roteiro deve auxiliar na sua viagem e garantir que não perca nada muito importante. No entanto, não se prenda a ele, ok? Aproveite, também, aqueles lugares no meio do caminho cheios de charme ou aquela recomendação que pode receber durante a viagem ?

Dicas extras:

– Crie uma planilha que seja fácil de acessar pelo celular e coloque toda a programação lá, com os dias, horários, endereços, custos e demais informações relevantes sobre os passeios escolhidos para a viagem.

– Lembre-se de considerar, com bom senso, o tempo que vai ficar em cada programa na hora de montar o roteiro. Não dá pra visitar um museu referência na cidade com apenas uma hora, por exemplo.

– Pesquise sobre os meios de transporte disponíveis na cidade (ônibus, metrô, uber,…) e tenha em mente o tempo gasto com os deslocamentos entre um passeio e outro.

2) Consulte a disponibilidade de ingressos para eventos, passeios, shows e espetáculos com antecedência, antes da viagem

A cidade tem aquele grande evento, do qual todos comentam. Você chega lá, com a ansiedade à flor da pele pra comprar o seu ingresso, mas um pequeno probleminha atrapalha tudo: os ingressos acabaram. Ou, então, só tem aqueles lugares horríveis disponíveis. ?

Mais: você gostaria de ir naquele restaurante famoso e premiado da cidade, mas quando chega lá descobre que deveria ter feito a reserva antes. ?

Pra evitar essas frustrações, só há um jeito: pesquisar bastante sobre os eventos, passeios, shows e espetáculos que te interessam. Se possível, já compre os ingressos e faça as reservas com antecedência! Quem sabe não rola até uma promoção para os adiantados de plantão, ein? ?

3) Atente-se para as especificidades do local pra não correr riscos ou passar vergonha

Esse ponto é extremamente importante pra evitar possíveis infelicidades durante a viagem. Será necessário, então, estudar um pouco sobre a cultura do local e suas particularidades.

Alguns destinos podem ter mais ocorrência de roubos, por exemplo. Sendo indicado não dar bobeira com o celular ou com câmeras fotográficas no meio da rua. Ou, ainda, caso utilize o GPS em suas viagens, cheque se as ruas indicadas para o caminho são permitidas para o acesso. 

Para não passar vergonha, vale consultar sobre a vestimenta adequada para determinados passeios. Pode não ser legal ir conhecer aquela Igreja histórica e extremamente tradicional de short, por exemplo. 

Estacionar à esquerda da escada rolante do metrô de São Paulo, principalmente em horário de pico, também será muito mal visto (acredite e não pague de turista). 

Inclua essas preocupações na sua pesquisa e disfarce-se de nativo no seu destino escolhido.

4) Faça um planejamento financeiro da sua viagem

Com quase tudo pronto, chegou a hora de fazer o orçamento e definir quanto você poderá gastar na viagem inteira.

Vale fazer uma planilha específica pra isso, incluindo: passagem, hospedagem, alimentação, transporte, custos da programação, compras e gastos extras (como aquelas lembrancinhas e presentes).

Pense, principalmente, no quanto você pode gastar, em média, por dia e estabeleça limites reais de acordo com a sua situação financeira atual! Nada de dívidas quando voltar da viagem!

Um bom planejamento financeiro é um dos grandes segredos pra fazer uma viagem incrível, sem problemas!

Leia também:

Perrengue não! 5 problemas mais comuns em viagens e como evitá-los

Dica extra para planejar o seu roteiro de viagem: use o Google Maps!

Você sabia que o Google Maps também pode facilitar bastante a sua viagem?

A principal utilidade é que, com ele, você pode traçar uma rota inteligente para cada dia de programação, com as distâncias entre um rolê e outro, sugestão dos melhores caminhos e com a ordem de visitação mais recomendada pra você seguir naquele dia.

Olha só:

Pra usar o recurso, é só ir no Google Maps, clicar em “My Maps” (no lado esquerdo) e começar a construir o seu roteiro.

Planeje toda a sua viagem em um só lugar com a Voalá!

Com esse passo a passo vai ficar difícil não ter uma viagem maravilhosa, viu? É isso que a gente quer pra você ❤️.

Então, o que acha de já iniciar o planejamento da sua próxima viagem, dando uma espiadinha nos preços do Voalá para passagens e hospedagens? ?

É só clicar aqui, ir no site do Voalá e começar a se planejar já!

#VaiDeVoala

Leia também:
Como viajar no ano-novo sem gastar muito?

Para onde viajar no Brasil em cada mês do ano?

Melhores destinos para viajar com crianças?

A Voalá é confiável? 

Comments are closed.