Está em busca de um roteiro para um fim de semana fora da rotina? Então, pense, com carinho, em viajar para a Ilha do Mel.

Situada no estado do Paraná, ela fica no município de Paranaguá. O local é uma área de preservação gerenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAB).

Se você está à procura de um lugar bastante tranquilo e com belezas naturais exuberantes, certamente, a Ilha do Mel é uma excelente opção.

Neste artigo, você vai conhecer alguns detalhes desse verdadeiro paraíso. Além disso, também vamos mostrar procedimentos para curtir essa viagem de forma inesquecível. Confira!

Fique atento às particularidades da Ilha do Mel

Acima de tudo, com 25 quilômetros de praias encantadoras e praticamente desertas, a Ilha do Mel é uma região pouco urbanizada.

Só esse detalhe mostra como esse roteiro para fim de semana é bem peculiar. A população da região é distribuída em algumas vilas, como: Encantadas, Farol, Fortaleza, Nova Brasília, Praia Grande.

Na ilha, são proibidos veículos automotores e de tração animal. Além disso, o número de visitantes podem ser de, no máximo, 5 mil por dia. Esses procedimentos têm como foco a preservação ambiental.

Primeiramente, para se locomover na Ilha do Mel, é necessário optar pelas trilhas de terra. Sem dúvida, é um atrativo muito peculiar.

Com a intenção de preservar a paisagem do local, a visitação é liberada em algumas áreas específicas.

A maioria do território da Ilha do Mel fica em área de preservação, onde o acesso é proibido.

Os principais pontos turísticos desse roteiro para feriado são:

  • Gruta das Encantadas;
  • Farol das Conchas;
  • Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.
  • Todos podem ser visitados pelo público e oferecem momentos especiais para os turistas.

Saiba o que fazer na Ilha do Mel

Até agora, demos um aperitivo de como esse local pode ser um ótimo roteiro para o fim de semana. 

Portanto, chegou o momento de detalhar as melhores opções para você aproveitar essa viagem de forma plena. Acompanhe!

Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres:

Inaugurado em 1769, o local foi construído para oferecer mais segurança à Vila de Paranaguá. Nela, havia carregamento de ouro, erva-mate e madeira. Depois de um longo período de abandono, o local foi restaurado na década de 80.

Ao entrar na fortaleza, o visitante pode conhecer várias áreas, como o paiol de pólvora, a prisão e o mirante. Este último proporciona uma visão maravilhosa do morro da baleia.

Se você pretende chegar ao mirante, é necessário fazer uma trilha de apenas 400 metros.

Por outro lado, os que desejam chegar à fortaleza precisam percorrer 4 quilômetros de trilha. O ponto de partida é o píer de Nova Brasília.

O percurso é um dos mais bonitos da Ilha do Mel. É possível fazê-lo todo pela praia. Além disso, outra opção é andar metade do caminho pela mata.

Gruta das Encantadas

Ilha do Mel: Gruta das encantadas

Pelo nome, o turista já pode deduzir que a gruta está na comunidade de Encantadas. Do píer da localidade até o ponto turístico são 15 minutos de trilha.

Com muitas lendas e histórias, a gruta faz parte de um roteiro para feriado perfeito na ilha.

Uma dessas lendas dizia que a gruta era habitada por mulheres lindas. Elas distraiam pelo canto os pescadores, que naufragaram nas proximidades do ponto turístico.  

Farol das Conchas

Ele fica entre a praia do Farol e a de Fora e se destaca por oferecer uma visão maravilhosa desses locais.

E, acima de tudo,  é considerado um dos 3 pontos turísticos mais fascinantes da Ilha do Mel.

Dessa forma, se você montou o seu roteiro para feriado na ilha, não pode deixar de lado o Farol das Conchas. Afinal, ele permite aos turistas admirar um lindo pôr do sol.

Praia das Encantadas

Certamente, uma ilha não pode deixar de ter praias fantásticas, não é mesmo?

Por isso, se você for à Ilha do Mel é não ir à praia das Encantadas, saiba que está cometendo um erro imperdoável. Além da beleza do mar, você pode alugar pranchas de Stand Up Paddle.

Ter um contato mais próximo com a natureza sempre vale a pena. Não perca a chance de relaxar a mente e de fazer um exercício bem legal. O mar é bastante calmo, o que é muito bom para quem deseja descansar.

Praias da Boia e Mar de Fora

Praias na Ilha do Mel

Elas ficam ao lado da Gruta das Encantadas, ambas se destacam pela rara beleza. Além disso, outro ponto positivo é a facilidade de acesso por meio de trilhas. 

São apenas 15 minutos de caminhada, logo, é muito bom para manter o corpo em movimento. As duas praias ficam praticamente desertas a maioria do tempo e são ótimas para curtir o fim de tarde.  

Praias do Miguel e Grande

Para quem gosta de caminhar e apreciar a natureza, uma boa alternativa é a praia do Miguel. O percurso da trilha demora 30 minutos para ser concluído. Em contrapartida, o esforço é recompensado pela beleza do mar e da areia.

Continuando o passeio pela Ilha do Mel, o visitante chega à praia Grande. Ela pode ser acessada por trilha, passando pelas pedras do Morro do Melo. Outro caminho é pela trilha que começa em Vila do Farol. 

Se você tem interesse em praticar surf, a praia Grande é local perfeito para essa atividade. Sair um pouco da rotina faz parte de um roteiro de fim de semana.  

Praias de Fora e do Istmo

Destacam-se pelo fácil acesso ao optar pela trilha da Vila do Farol em direção à Nova Brasília. A praia de Fora é muito bonita e apresenta uma curta faixa de areia. 

Ela fica cercada por pedras e por um morro, o que chama bastante a atenção. A praia do Istmo é a mais estreita da localidade. Dessa forma, os turistas ficam fascinados ao ver o mar tão próximo dos dois lados da Ilha do Mel.   

Trilhas

Trilhas na Ilha do Mel

Esse paraíso escondido no Paraná não tem ruas. Por isso, é necessário sempre passar por uma trilha. Todas apresentam uma boa sinalização e podem ser feitas a pé ou de bicicleta. 

O percurso entre as trilhas tem uma extensão que varia de 600 metros a quase 9 quilômetros. As mais conhecidas são:

  • Brasília;
  • Encantadas;
  • Gruta;
  • Farol;
  • Fortaleza.

Uma boa caminhada em meio a uma belíssima paisagem é ideal para o descanso, não é mesmo?

Como chegar à Ilha do Mel

É necessário pegar um barco em Paranaguá ou em Pontal do Sul para chegar a esse verdadeiro paraíso. As duas cidades ficam respectivamente a 90 e 123 quilômetros de Curitiba. 

A capital paranaense oferece muitas opções de voo para turistas de diversas regiões do Brasil. 

Com um bom planejamento, curtir os encantos da Ilha do Mel é um ótimo roteiro para um fim de semana incrível. Para buscar reservas, busque também pelo nome Paranaguá. 

Se você quer indicar esse ponto turístico para os amigos, compartilhe este post nas redes sociais! Afinal, todos merecem conhecer as belezas desta ilha!

Write A Comment