Salvador é um roteiro para o feriado dos sonhos de muitos turistas, não é mesmo? A capital baiana é um lugar encantador e tem um peso muito importante na história e cultura do Brasil.

Mas, a terra do acarajé e da música tem muitos pontos turísticos desconhecidos, sabia disso? É possível aproveitar ótimas atrações e sair do tradicional.

De certo, vale a pena conhecer o Farol da Barra, o Pelourinho, o Elevador Lacerda e a Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Mas, por outro lado, você como turista deve investir seu tempo para descobrir a cidade através de experiências genuínas, e aqui, você vai conhecer as mais alternativas para curtir Salvador.

Pensando nisso, mostramos várias opções para ter um passeio inesquecível na capital baiana. Vem comigo!

Museu de Street Art Salvador (MUSAS)

Roteiro para o feriado: Salvador é bala!

Primeiro, se você gosta de artes visuais, cinema, música e outras manifestações culturais, deve frequentar esse museu. Nas proximidades da Baía de Todos os Santos, o local tem exposições de pintura, mutirões de graffiti e debates sobre vários segmentos da cultura regional e brasileira.

O MUSAS fica ao lado do Museu de Arte Moderna da Bahia e oferece oficinas de arte para moradores e turistas. É um bom local para aprender mais sobre fotografia, serigrafia e pintura residencial, por exemplo. Isso mostra como Salvador pode ser um roteiro para feriado muito estimulante para a sua criatividade. 

Parque São Bartolomeu

Roteiro para o feriado: Salvador é bala!

Não é só de folia, arte, praia e culinária que vive a capital baiana. Lá, você pode ter um contato especial com a natureza.

Para isso, basta visitar o Parque São Bartolomeu, que fica na única reserva de Mata Atlântica em zona urbana do País.

Além de preservar o meio ambiente, o parque guarda nas matas e nas árvores símbolos da religião ancestral africana.

Mata do Urubu

O local também se destaca pela Mata do Urubu em que os primeiros índios tupinambás se fixaram na Bahia. Aliás, o parque também já foi residência de centenas de quilombolas e está localizado no Sítio Histórico de Pirajá, no Vale do Rio do Cobre.

É bom destacar que a visita é feita apenas com a autorização da 14ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Pedra Furada

Roteiro para o feriado: Salvador é bala!

Quer ir para Salvador e incrementar o roteiro para o feriado?

Então, vale a pena conhecer essa região da capital baiana. Nela, os principais bares têm ótimos aperitivos e proporcionam uma vista fantástica para o mar e a Ponta do Humaitá.

É um local onde se pode aproveitar um belo pôr do sol com bastante tranquilidade. A Pedra Furada fica na rua Rio Negro, nas proximidades da Igreja Nosso Senhor do Bonfim.

Com um bom planejamento, você pode unir diversão e cultura no passeio por Salvador, e sem ficar esgotada, vai por mim 😉

Espaço Multicultural Lalá

Sem dúvida,o espaço Lalá é uma excelente alternativa cultural e de diversão para os que adoram sair do roteiro tradicional. Isso porque é um local multicultural com apresentações musicais de cunho alternativo e com diversas exposições artísticas.


Se estiver na capital baiana durante a Festa de Iemanjá, em 2 de fevereiro, o Lalá tem atrações interessantes para os turistas.
Também vale a pena participar do Festival Oferendas, que acontece no dia 1º de fevereiro, o evento conta com shows abertos para o público.


O Lalá está situado na Rua da Paciência, 329, no bairro Rio Vermelho.
Então, se vocês está à procura de algo mais alternativo, não deixe de visitar a casa.

Oliveiras

Ter alguns momentos de boêmia faz parte da vida, não é mesmo? Por isso, você pode ir a Salvador e incluir no roteiro para feriado o Bar Oliveiras.

Aqui, você vai encontrar um espaço alternativo que se destaca pela música e as exposições artísticas. Por isso também, o local se caracteriza pela decoração especial, que inspira os apreciadores do talento artístico.

O Oliveiras fica em um dos bairros mais charmosos da capital baiana, o Santo Antônio Além do Carmo e fica aberto de quinta a sábado, das 18 às 23h45. Então, já reserva um espaço na sua agenda para conhecer esse e outros estabelecimentos que ficam ao redor, opções para se divertir é o que não vai faltar.  

D’Venetta

Primeiramente, você é fã de gastronomia?

Então, vale a pena conhecer o D’Venetta, espaço gastronômico que fica no bairro Santo Antônio.

O local fica em um porão rústico que apresenta uma decoração surpreendente. O melhor disso é o cardápio que se destaca pela variedade e os ótimos preços. O turista também pode curtir música de boa qualidade, porque o espaço recebe diversos músicos.

E, sem dúvidas, unir gastronomia e cultura em Salvador é uma das características marcantes do D’Venetta. Aliás, conhecer esse restaurante precisa estar no seu roteiro para o feriado.

O estabelecimento funciona de quarta a sexta das 18h à 00h. No sábado, abre das 12h à meia-noite. O endereço é Rua dos Abôdes, 12, em Santo Antônio.

Largo de Roma

Para quem gosta de história, a dica é conhecer o Largo de Roma. Nele, fica a Praça Anjo Bom da Bahia, como era conhecida Irmã Dulce.

Nesse local, também está o Memorial Irmã Dulce (MID), com diversos materiais sobre a vida da religiosa. Fechado por um gradil, o MID tem um busto de 8 metros da santa. E tem um letreiro com a palavra Salvador, muito usado pelos turistas para tirarem fotos.

Além disso, pode ser feita uma visita guiada pelo local para conhecer melhor o trabalho e a vida de Irmã Dulce. As informações sobre o funcionamento do MID estão no site www.irmadulce.org.br.

Fort Mont Serrat

Bem, se conhecer edifícios históricos estão no seu roteiro para o feriado em Salvador, então ir ao Fort Mont Serrat é uma parada obrigatória. Construído no período de 1583 e 1587, o local tem uma arquitetura das mais belas do Brasil.

De quebra, oferece uma vista encantadora, englobando a Baía de Todos os Santos, a Cidade Baixa e a Ilha de Itaparica.

Cantagalo

Muito perto do Fort está a Praia do Cantagalo, que tem uma infraestrutura simples e propicia aos frequentadores para curtir momentos de descanso e contemplar o pôr-do-sol.

O mar calmo é um convite para apreciar a beleza da região. Sobretudo, a arquitetura e as belezas naturais tornam o Fort uma atração turística imperdível para os que visitam a capital baiana.

Trem no subúrbio de Salvador

Apesar de muitos turistas desconhecerem, o passeio de trem no subúrbio da capital baiana é uma excelente pedida. O trajeto abrange 13,5 quilômetros e vai da Calçada até a orla de Paripe, abrangendo 10 estações.

Inclusive, o percurso proporciona conhecer o dia a dia de milhares de baianos de maneira especial e além disso, oferece uma vista maravilhosa para a Baía de Todos os Santos.

O trajeto também engloba Praia Grande, Peri-Peri e outros locais interessantes de Salvador.

Você pode parar na Estação Plataforma e conhecer o Boca de Galinha, restaurante famoso pelos pratos com frutos do mar.

Já quer para conhecer mais da Baêa?

Aqui, o que não falta são dicas para montar um ótimo roteiro e curtir de verdade o feriado em Salvador, certo?

Você pode até usar um aplicativo para curtir a capital baiana de maneira única e especial.

Então, se você gostou das ideias de roteiro em Salvador, compartilhe nas suas redes sociais e leve essas excelentes dicas de lazer para combinar com seus amigos. Viva essas experiências únicas na capital baiana 😉

Comments are closed.