O Staycation é uma modalidade de turismo que nasceu em 2007, nos Estados Unidos, como uma solução para a crise econômica que estava assolando o país. Um pouco mais tarde, ele também se popularizou no Reino Unido até que chegou ao Brasil como uma alternativa para amenizar os impactos da pandemia da Covid-19. 

Mas, afinal, o que é Staycation?

A palavra “stay”em inglês significa “ficar”ou “permanecwer”, enquanto a palavra “vacation”, que acompanha a anterior, significa “férias”. Dessa forma, a união das duas dá nome a uma nova modalidade de turismo que consiste em estar de férias em casa

Na prática, é realizar atividades turísticas em sua própria região, nas proximidades da sua casa. Seja no seu bairro, na sua cidade ou no seu estado, sem a necessidade de percorrer longas distâncias ou se afastar de sua realidade local. 

Dessa forma, você aproveita as melhores coisas de uma viagem: pontos turísticos, experiências gastronômicas e hospedagem – se desejar – valorizando sua própria cidade, de forma mais econômica e segura.

Vantagens do Staycation

A principal vantagem dessa nova tendência de turismo é a segurança. Em tempos de pandemia, muitas pessoas estão inseguras em realizar viagens de longas distâncias, especialmente aquelas que demandam deslocamento aéreo. 

Além disso, também existe a possibilidade de estabelecimentos e pontos turísticos fechados, regras sanitárias imediatas e demais imprevistos que também podem acarretar prejuízos, especialmente para os viajantes que possuem um orçamento bem limitado. 

Por isso, o Staycation vem como uma alternativa mais prática, mais econômica e super divertida para você explorar tudo de bom que existe em sua cidade ou região, ciente das novas regras de segurança, do funcionamento dos estabelecimentos e da segurança de estar próximo de casa e das pessoas que você ama. 

Entendemos que você pode pensar “Ah, mas eu já conheço tudo na minha cidade”. Mas a ideia aqui é olhar com outros olhos, fora da sua rotina habitual. Até porque existem muitos cariocas que nunca subiram no morro do Corcovado para ver o Cristo Redentor de pertinho, assim como alguns franceses que não visitaram a Torre Eiffel.

Como fazer um Staycation

Staycation: você conhece essa nova tendência de turismo?

Existem várias maneiras de fazer um Staycation e você pode escolher a sua favorita, ou ir fazendo cada atividade em um final de semana ou dia específico. 

Você pode começar visitando museus, bibliotecas, praças e demais pontos turísticos da sua cidade, estudando mais sobre a história, marcos e acontecimentos importantes que aconteceram ao longo do tempo. 

Depois disso, fazer cada refeição do dia em um restaurante diferente, provando comidas típicas, visitando desde os locais mais refinados, até os mais simples, com comida de boteco. 

É possível realizar estes passeios de bicicleta ou, dependendo da distância, a pé. Busque realizar rotas fora do habitual e preste mais atenção no caminho, observe os locais e as pessoas. 

Uma boa pedida é conhecer feiras locais, comprar lembrancinhas e souvenirs como se você realmente fosse um turista. Visite parques temáticos, centros comerciais e aqueles mercados mais tradicionais. 

Se você estiver disposto, faça reserva em um dos hotéis da cidade. Como o orçamento para o Staycation é menor, vale passar uma ou duas diárias naquele hotel 5 estrelas que apenas os famosos e influenciadores ficam, aproveitar um bom SPA e alguns dias desfrutando de tudo o que tem direito. 

Mas, se você é do time que prefere algo um pouco mais simples, pode repetir a dose do passeio mais vezes, conhecendo hotéis um pouco mais populares, aproveitando o conforto de cada um, uma vez por semana. Ambas opções são muito divertidas.

Porque fazer Staycation

Mesmo que você seja do time que tem as viagens comuns como prioridade e esteja se sentindo seguro para retomar as atividades turísticas, pode ser uma experiência muito enriquecedora investir parte do tempo para valorizar a sua região. 

A pandemia da Covid-19 foi devastadora para o setor do turismo e se cada vez mais pessoas puderem usar parte do seu tempo e orçamento para fomentar o mercado turístico local, o benefício para a cidade será muito grande. Afinal, se há mais demanda, há mais empregos, mais renda e cada vez mais pessoas atingidas positivamente. Concorda? 

Outro ponto importante é que muitas vezes ficamos acomodados com a nossa realidade e deixamos de admirar o local onde moramos. Vemos tudo com olhos do cotidiano e deixamos de ser gratos pela vizinhança que temos, pelos restaurantes que frequentamos, os eventos que participamos. 

Por isso, veja isso como uma oportunidade de se integrar mais à sua comunidade, investindo na economia local. Você também pode envolver seus amigos e familiares realizando as programações em grupo, será ainda mais divertido!  

Como os estabelecimentos lidam com o Staycation

Staycation: você conhece essa nova tendência de turismo?

O setor hoteleiro, um dos mais impactados pela pandemia, precisou se reinventar para se manter no mercado, criando pacotes e opções de estadias compatíveis com o Staycation, como descontos especiais para moradores na cidade ou os famosos “day use”, onde os hóspedes podem aproveitar as dependências do hotel, sem a necessidade de pernoitar. 

Alguns deles também oferecem a possibilidade de tomar apenas o café da manhã em seu restaurante, em uma experiência completa no local. Também é possível aproveitar diárias em resorts na modalidade “all inclusive” a preços bem competitivos, principalmente pela disponibilidade de se hospedar em baixa temporada. 

Mas, mesmo se tratando de uma realidade diferente, não pense que para realizar o Staycation não é necessário fazer um planejamento. Muito pelo contrário, por ser uma tendência em ascensão, é importante ficar atento à disponibilidade de datas e horários devido ao coronavírus, pois muitos estabelecimentos estão funcionando com capacidade reduzida. 

Para realizar as reservas nos hotéis de sua cidade, confira as opções no site da Voalá. Se houver oportunidade, também pode ser legal alugar um carro, caso você não tenha, para passear pelos locais que você irá visitar ou para ter uma experiência diferenciada em seus passeios. 

O importante é inovar e sempre enxergar tudo como se fosse a primeira vez, garantindo aquele frio na barriga e as emoções que apenas uma bela viagem pode proporcionar. 

Vai viajar? Vai de Voalá.

 

Comments are closed.