Esse período de confinamento foi decisivo para as novas preferências dos consumidores que, atualmente, estão em busca de experiências e destinos que deem a sensação de vida, liberdade e conexão consigo mesmo

Porém, é uma realidade que as vacinas não nos tornam 100% imunes ao coronavírus. Por isso, além das novas preferências nos estilos de turismo, ainda existe a preocupação com a segurança e a saúde durante as viagens. Principalmente aquelas em que é necessário estar em determinadas aglomerações, como aeroportos, voos, rodoviárias, etc. 

Dessa forma, podemos considerar uma nova era para o segmento de turismo, onde as prioridades são o bem-estar, as experiências e a segurança. 

Para te deixar por dentro de tudo o que está por vir para o “novo tempo dos viajantes”, preparamos esse artigo com todas as tendências e dicas para você começar a planejar suas viagens ciente de tudo o que vai encontrar em seus destinos. 

Aproveite a leitura! 

Como a pandemia afetou o turismo

O distanciamento social e os lockdowns por todo o mundo trouxeram consequências graves para o setor de viagens, impactando diversas empresas, pessoas e pequenos estabelecimentos, além de cidades que possuem o turismo como principal fonte de renda. 

Segundo dados do Ministério do Turismo, a perda de faturamento do setor chegou a 59%, causando desemprego e uma grande crise para as empresas que precisaram se reinventar para continuarem no mercado. 

Uma das estratégias foi a adoção de medidas de segurança preventivas como diminuir a capacidade em hotéis, restaurantes e bares fomentando o distanciamento e isolamento social. Contudo, a medida mais marcante contemplam o uso da tecnologia para continuar promovendo essas medidas de segurança, evitando contato físico, além de otimizar processos burocráticos de viagens, como check-ins em voos e hotéis. 

O Sebrae realizou um estudo que trouxe insights relevantes sobre as tendências do turismo para 2022, com ênfase nas transformações no comportamento do consumidor e o que o mercado espera que as empresas do setor comecem, desde já, a oferecer para os viajantes, por exemplo: 

  • Check-ins e check-outs digitais;
  • Pagamentos por aproximação, incluindo via dispositivos móveis; 
  • Identificação digital; 
  • Uso de inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas. 

Todas essas medidas visam diminuir cada vez mais o contato entre humanos, tendo como consequência processos mais rápidos e automatizados que levam o viajante a ter experiências mais positivas em suas viagens. 

Como a pandemia afetou os viajantes 

Aqui estão os principais afetados com a pandemia da Covid-19: os viajantes. O isolamento social e o lockdown, por si só, já foram motivos suficientes para transformar a realidade das pessoas e aquilo que elas possuem como prioridade. 

Se antes, essa prioridade era conhecer mais lugares, hoje, é viajar com segurança para um lugar onde eu me sinta bem, conectado e que eu possa levar minha família ou amigos comigo. 

Outro ponto importante é que, agora, a preferência gira em torno de destinos locais, onde as pessoas podem se deslocar em seus veículos pessoais e fomentar comunidades pequenas. O estudo realizado pelo Sebrae também apresenta

“E esse sentimento pode estar ecoando em todo o mundo. “No curto prazo, isso pode ser

o renascimento das grandes roadtrips (viagens de carro) pelos EUA, por exemplo, já que

47% dos americanos estão considerando viagens por estradas para estados próximos,

dado o desejo de ficar perto de casa e viajar nacional ou regionalmente”, diz Keith Barr,

CEO do Inter Continental Hotels Group (IHG).”

Dessa forma, podemos esperar que o ecoturismo e as viagens de fim de semana sejam a maior escolha para este ano favorecendo vários destinos que, no período pré-pandemia, não estavam no topo das listas de desejo. 

Para finalizar, o turismo de luxo também é uma modalidade aquecida e esperada para as viagens no “novo normal”, onde as pessoas que possuem orçamentos maiores investirão em experiências personalizadas e individualizadas, priorizando aproveitar o máximo de seus destinos com segurança, bem-estar e a exclusividade de passeios privados, em horários alternativos e estratégicos. 

Como viajar no “novo normal”?

Se as preferências mudaram, é comum que comportamentos e hábitos também mudem. Por isso, é importante se atentar ainda mais ao planejamento da viagem, priorizando a organização, segurança e a minimização de riscos. 

Documentos digitalizados e salvos em nuvem, certificado vacinal em todos os idiomas com fácil acesso, seguro viagem e cartões para pagamentos por aproximação sincronizados com os dispositivos móveis são algumas das providências que os viajantes precisam tomar quando forem realizar sua próxima viagem. 

A única coisa que não mudou foi a nossa palavra-chave: antecipação. Se antes já era necessário realizar os preparativos para uma viagem com determinada antecedência, hoje é essencial. 

Por isso, esteja sempre preparado, faça suas reservas com antecedência – A Voalá pode te ajudar nisso – e pesquise tudo sobre os destinos que você irá visitar: regras sanitárias e de segurança, funcionamento dos estabelecimentos, realização de eventos, etc. Dessa forma, você evita transtornos e pode viajar bem mais tranquilo. 

Destinos que são tendências no turismo para 2022

Com todas essas transformações e mudanças, fica claro que alguns destinos se tornarão mais especiais aos olhos dos novos viajantes. E, nós da Voalá, selecionamos para você todos aqueles que estarão em alta no próximo ano. 

Confira: 

  • Garopaba em Santa Catarina, a capital do surfe;
  • Galinhos, uma península de areia entre um mar paradisíaco a apenas apenas 150 km de Natal, no Rio Grande do Norte;
  • Península de Maraú, na Bahia, para aqueles que amam o sol, passeios de barco e aventuras como trilhas, Stand Up Paddle e passeios de buggy;
  • Atins, porque os Lençóis Maranhenses com certeza estarão em sua lista de destinos; e
  • Jalapão, onde você irá encontrar dunas, fervedouros, cachoeiras e belas paisagens em meio ao cerrado brasileiro. 

Com certeza, destinos incríveis que, além de oferecerem lindas paisagens e um grande contato com a natureza, também serão palco de grandes experiências para os que viajam sozinhos, em casal, com a família ou amigos. 
Vai Viajar? Vai de Voalá! Cada vez mais, menos destino e mais viagem!

Comments are closed.