Turismo ecológico”, anote essas duas palavras na sua agenda de viagens, pois é o jeito perfeito de desbravar o Brasil e como consequência gerar pouco impacto no meio ambiente.

Bem, e se você acha que é só no nosso país que viajar desse jeito está crescendo, está enganado. Segundo a Organização Mundial de Turismo, há um crescimento de 15% a 25% por ano desse ramo.

É bom para estar próximo a natureza, diminuir problemas ambientais e manter meio ambiente e consciência limpos. Sim, o ecoturismo chegou para ficar.

Então, já se prepare, pois hoje a gente vai te levar para fazer trilha e andar de mãos dadas com as verdes paisagens do Brasil.

O que é turismo ecológico?

O turismo ecológico, como explica a Oeco, é o tipo de turismo em que antes do lazer, há uma preocupação pela preservação do meio ambiente e conservação da flora, fauna e vegetação local.

A proposta de um turismo mais suave não é um processo ingênuo, mas partiu da percepção da destruição deixada pela economia turística.

Então, para se ter uma noção, muitas cidades acabam tendo seu custo de vida aumentado devido a presença do turismo. Contudo, isso significa que a população local precisa se deslocar para periferia devido a esse encarecimento.

Antes de mais nada, isso não tende a acontecer no turismo ecológico, já que nesta proposta as comunidades locais são preservadas e também participam.

Por que fazer turismo ecológico?

De fato, se você precisa de motivação para viajar para destinos especializados em turismo ecológico, pode começar a guardar estas dicas e informações:

Menos aglomerações

turismo ecológico, menos aglomerações

Para começar, diferente dos grandes centros turísticos, dificilmente haverá aglomerações em locais de ecoturismo.

No caso das trilhas, por exemplo, o grupo de participantes é reduzido. Logo, fique atento, em Fernando de Noronha há um número limite de visitantes diários, até por que grandes quantidades de pessoas em um mesmo lugar se tornam insustentável.

Na natureza selvagem

Lembra de nossa lista de filmes para viajar sem sair de casa? Pois bem, alguns dos filmes eram justamente de viajantes que preferiam florestas e cachoeiras.

Aliás, não é para menos, o Dr. Ricardo Teixeira conta que o contato com ambientes ao ar livre pode proporcionar alívio mental, ajudar na memória e estimular a criatividade.

Ou seja, você viaja e melhora sua saúde, é uma excelente combinação, não acha?

Mais econômico

Dependendo de como você opte pelo turismo ecológico, vai pagar muito menos. E de certo, quem ler nosso artigo sobre mochilão, por exemplo, vai saber que acampar pode reduzir muitos custos.

Além disso, em alguns locais você se hospeda em casa de membros da comunidade, como em Alter do Chão, o que diminui os custos até mesmo com a alimentação.

Sendo assim, pode ter certeza, você será tratado como membro da família!

Consciência tranquila

Certamente, este é um dos melhores motivos é ajudar nosso planeta. Quem faz ecoturismo pode ficar aliviado, pois está contribuindo para diminuição de poluição, emissão de carbono e diminuindo o efeito estufa.

Pode ser feito com toda família

Você sabia que até mesmo as crianças podem participar das atividades ecoturísticas?

Sim, dá para fazer trilhas, ir a cachoeiras, conhecer santuários de animais e outros ambientes. Afinal, assim os pequenos desenvolvem uma cultura diferente, crescem com a mente mais aberta e engajada em cuidar do planeta.

Saiba que Ju Wallauer e Cris Bartis, do podcast Mamilos, fizeram exatamente isso em suas férias de 2019. Então, cada uma levou os 4 membros da família para fazer trilhas nas Chapadas, clique aqui e ouça as dicas.

E por falar em podcasts, a gente fez uma seleção especial deles, então, se você ama viajar, descubra aqui quais são os melhores podcasts para viajantes.

O que esperar deste tipo de turismo?

É provável que, se você não curtia a ideia, com certeza agora já deve estar bem mais interessado no turismo ecológico, não é?

Pois bem, agora você vai entender o que esperar e viver ao embarcar nessa experiência:

Atividades ao ar livre

atividades ao ar livre

Sue a camisa, desbrave matas e encontre animais em seus habitats naturais ao fazer:

  • Trekking.
  • Camping.
  • Arvorismo.
  • Mergulho.
  • Tirolesa.
  • Rapel.
  • Rafting.

Alimentação equilibrada

Além disso, você pode contar com os sabores típicos da região que estiver. Para manter tudo equilibrado, há locais que trabalham com alimentos orgânicos e frutas da estação.

Em outras palavras, o que mais vale a pena é que toda culinária é feita por membros da comunidade local. Sendo assim, você também ajuda a microeconomia e ainda experimenta tudo direto na fonte.

Relacionamento com a comunidade

Não apenas somadas as experiências gastronômicas, outros relacionamentos podem ser desenvolvidos com os povos nativos.

Você pode, por exemplo, contar com um guia que nasceu na própria cidade e vai te contar histórias que só quem é dali sabe. 

Onde encontrar turismo ecológico?

Em dúvidas de onde começar seu turismo ecológico no Brasil? separei 4 destinos que não vão te decepcionar.

Ah! Lembrando que você pode baixar nosso app da Voalá e escolher passagens, seguros e carros por lá.

Assim, você chega mais facilmente às indicações que farei. Então, se você usar Android clique aqui e se for IOS, basta dar um clique aqui.

Bonito: o paraíso em Mato Grosso do Sul

Bonito, Mato Grosso do Sul

Localizada no estado de Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito é considerada a capital do turismo ecológico. Marque um xis em cima dela no mapa se você estiver afim de entrar no fluxo da natureza.

As atividades ecoturísticas são diversas e vão desde mergulhar em águas translúcidas a fazer rapel. Lá você também vai poder:

  • Saltar de Tirolesa.
  • Se aventurar pela Gruta da Lagoa Azul.
  • Flutuar no Rio Sucuri
  • Fazer trilhas no Parque ecológico.

Chapada dos Veadeiros: turismo ecológico, trilhas e Cachoeiras

Chapada dos Veadeiros, Centro-Oeste

Em Alto Paraíso, Goiás, você pode se enveredar pela Chapada dos Veadeiros. Ela faz ligação com sete cidades diferentes, sendo que o aeroporto mais próximo está em Brasília.

As belezas naturais já começam com o Jardim de Maytrea que apresenta uma vista com as variações do cerrado, com chapadões, várzeas e planícies. Anote os principais pontos que você pode conhecer:

  • Vale da Lua: uma área de formações rochosas lisas e acinzentadas que foram esculpidas pelo Rio São Miguel.
  • Tirolesa Voo do Gavião: sendo uma das maiores do Brasil, ela conta com 100 metros de altura e 850 metros de comprimento. O melhor jeito de, literalmente, se jogar na natureza.
  • A Comunidade Kalunga: é muito antiga e faz parte de um grupo quilombola. Por meio dela é possível chegar a Cachoeira de Santa Bárbara e as Cataratas do Rio dos Couros.

Guarda do Embaú

Guarda do Embaú, Santa Catarina

Igualmente, no litoral de Santa Catarina, na cidade de Palhoça, também temos um tesouro natural: a Guarda do Embaú, um bairro da cidade que é famoso por suas praias e bolsões de areia é considerada ainda “paraíso do surfe”.

Em primeiro lugar, para chegar até ela é preciso atravessar o Rio Madre, então, a aventura já começa aí. Além disso, você pode:

  • Fazer a Trilha da Pedra do Urubu.
  • Relaxar no Vale da Utopia: campo verde cheio de animais. 
  • Nadar na Praia do Maço.

Ah! Em segundo lugar, o Vale da Utopia também tem uma figura marcante, o Vilmar Godinho, conhecido como guardião do vale. Ele morou por muito tempo dentro de uma caverna da região e é uma pessoa de muita sabedoria.

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha, Pernambuco

Esse arquipélago pernambucano consegue ser famoso internacionalmente. Por ter apenas 17 quilômetros quadrados de extensão, há toda uma política de preservação.

Para começar, há um limite de pessoas que pode permanecer na ilha, a recomendação é de 675 por dia. E quem passa por lá paga uma taxa de preservação ambiental.

Mas fique tranquilo, pois vale a pena, já que o cenário é deslumbrante. Para se ter ideia, em um mergulho na Praia Sueste, é possível ver tartarugas, tubarões, corais e arraias.

Isso tudo através de uma água extremamente cristalina.

Os melhores passeios

Outros passeios que vão fazer parte de sua viagem são:

  • Trilha até a Baía dos Porcos.
  • Caminhada pelo Mirante Buraco da Raquel.
  • Passeio de Barco junto a um grupo de Golfinhos.
  • Aproveitar piscinas naturais.
  • Fazer a trilha do Biquinho.
  • Nadar com Snorkel e vestígios de naufrágio na Praia do Porto.

Apesar da beleza de Fernando de Noronha, é preciso lembrar do que disse Eduardo Bueno:

“Não vá a Fernando de Noronha se estiver em busca de turismo por turismo, vá para ter contato com a mãe terra, se autoconhecer e transcender em meio à natureza”.

É sobre isso que se trata o turismo ecológico, se reconectar. Não estamos fazendo um favor à natureza, mas estamos ajudando a nós mesmos para que tenhamos um futuro melhor.

Por isso, a Voalá se preocupa em ter sempre opções sustentáveis para você viajante consciente.

Logo, já aviso a você, faça parte da Embarque Voalá, nossa comunidade de viajantes. Por lá, estamos sempre compartilhando dicas que vão deixar sua viagem mais leve e divertida.

Então, se inscreve nela para continuar a nossa conversar. Assim, fica mais fácil de decidir onde será seu próximo turismo ecológico.

Comments are closed.