O turismo pós pandemia é um tema que, depois de pouco mais de um ano, ainda está em pauta e continua gerando discussões e especulações. 

A verdade é que muitos viajantes já retomaram suas viagens, muitos deles para o exterior. Por isso, com esse conteúdo, vamos esclarecer o assunto e apontar as principais tendências de viagens para o ano de 2021. 

Felizmente, em todo o mundo, inclusive no Brasil, a vacinação emergencial já está acontecendo e estamos cada vez mais perto da imunização. Sendo esse, um ponto essencial para a retomada do turismo, especialmente, o internacional. 

Os viajantes que já estão embarcando, em sua maioria, estão realizando viagens para destinos nacionais e dando preferência aos destinos mais próximos, mesmo que as companhias aéreas já estejam operando com todos os cuidados necessários para manter a higiene e o distanciamento social nos voos. 

O turismo internacional, apesar de pequeno, também está operante mas de forma mais burocrática, com obrigatoriedade do exame PCR, na ida e na volta e, quarentena voluntária em determinados países. 

Perspectivas do turismo pós pandemia 

Perspectivas do turismo pós pandemia

Um artigo da InfoMoney traz uma estimativa de que o turismo levará, no mínimo, 24 meses para voltar ao patamar de 2019, além de uma perda de aproximadamente R$161 bilhões no segmento. 

Muitos consultores da área afirmam que a retomada será lenta e gradual. Afinal, grande parte de quem já voltou a viajar são jovens. Além disso, as gerações mais antigas, por serem grupo de risco, levarão mais tempo para ter a segurança necessária e voltar às viagens. 

Outra perspectiva importante é que a retomada tem como prioridade os destinos nacionais, como já está acontecendo. Isso favorece as locadoras de carros e as companhias aéreas que operam nacionalmente. Negócios locais como restaurantes, hotéis e restaurantes também serão beneficiados. 

Além disso, cidades do interior e parques nacionais estão sendo cotados como os destinos que serão mais procurados, por oferecerem locais abertos, menos aglomeração e maior proximidade com a natureza. Fato importante e benéfico para essas cidades que, em grande parte, foram as mais prejudicadas com a queda do turismo. 

O que mudou no comportamento dos viajantes

O que mudou no comportamento dos viajantes

Sem dúvida, assim como o ato de viajar se transformou, o viajante também acompanhou essa mudança e a grande expectativa é que ele se torne cada vez mais exigente, especialmente com a higiene e o distanciamento social, práticas que vão continuar perdurando mesmo no cenário pós pandemia. 

Um ponto importante é a preferência dos viajantes por empresas e companhias aéreas que mostram o cuidado especial em relação aos procedimentos de segurança. Assim como pacotes, passagens aéreas e hospedagens com reservas flexíveis, isso é crucial. 

Contudo, o clima de insegurança vai continuar pairando, mesmo após a imunização e normalização do turismo. 

Outro fator a ser considerado é que o viajante pós-pandemia estará em busca de experiências, não apenas realizar check-ins e conhecer lugares. A sensação de se sentir vivo, de se sentir parte da natureza é uma das tendências mais fortes para o turismo a partir de 2021. 

O que se espera é que as praias famosas e grandes cidades fiquem mais vazias, enquanto os parques, cidades do interior e destinos de ecoturismo estarão em alta. 

O que podemos esperar do turimo pós pandemia em 2021?

O que podemos esperar do turimo pós pandemia em 2021?

Experiências conscientes

Uma conscientização e racionalização da experiência de viagens surgiu e as pessoas estão preocupadas em entender qual o impacto que elas estão causando nos locais que visitam.

Dessa forma, a sustentabilidade estará presente no turismo de forma intensa. Isso implica a escolha de hospedagens em pousadas e hotéis locais, consumo em restaurantes menores e outras escolhas que serão uma injeção de capital nas pequenas empresas, beneficiando a economia local. 

Isolamento social deslocado

Muitos viajantes também vão optar por realizar viagens em isolamento, favorecendo as fábricas e empresas locadoras de motorhomes. Por isso, locais como campings, glampins e até mesmo pousadas que oferecem chalés isolados em meio à natureza vão ser os mais buscados para hospedagens. 

Fim das viagens à negócios

Com a cultura do home office e das videoconferências, o fim das viagens a negócios parece estar próximo. Ou, pelo menos, próximo de uma transformação. 

Com o capitalismo consciente e tudo o que a pandemia intensificou, as empresas vão preferir preservar seus funcionários adotando definitivamente o home office. 

Por outro lado, o Workation, que é uma mistura de trabalho em férias, estará em crescimento. 

Acessórios de viagem que vão permanecer no turismo pós pandemia

Ainda não sabemos se o uso de máscaras irá perdurar. Porém, existem países asiáticos como o Japão, que já adotava essa prática muito antes da realidade que a pandemia da Covid-19 trouxe para o mundo. 

Porém, higienização com álcool em gel, lenços de limpeza, garrafinhas de água próprias e talheres próprios serão itens que não vão faltar na mochila dos viajantes. 

Assim como a preferência por isolamento e distanciamento social, essas tendências também vão permanecer nas viagens internacionais. 

Então, quando poderemos voltar a viajar?

Então, quando poderemos voltar a viajar?

Nesse ponto, não existe um grande consenso. O nosso conselho é que você faça boas pesquisas e boas escolhas, priorizando sempre a sua saúde e a dos seus. 

Isso implica em se sentir seguro para realizar uma viagem. Sair para um novo destino com medo ou insegurança não será uma boa experiência. 

Se você já tem vontade de voltar a viajar, experimente viajar de carro e explore locais próximos à sua casa. Assim, você vai ganhando confiança. Desfrute de pequenas cidades, hotéis fazenda e pousadas menores. 

Por fim, você além de estar viajando, vai ajudar mais pessoas a se recuperarem da crise. 

E, se você se sente seguro para embarcar em voos maiores, conte com a Voalá para realizar a reserva de todos os serviços da sua viagem, como: pacotes, hotéis, passagens aéreas, aluguel de carro e seguro viagem! 


Como último conselho, antes de viajar, realize o teste rápido da Covid-19 e vá com a consciência tranquila, máscara + álcool em gel em mãos e muita alegria no coração!

Comments are closed.