O Carnaval com certeza é a festa popular mais animada do Brasil. Por isso, muitos aproveitam a oportunidade para se divertir e aproveitar à sua maneira o feriado. Afinal, é o momento de curtir a folia ou simplesmente descansar em um lugar especial.

Se você está à procura de um destino para passar Carnaval. É bom ficar atento! Um dos motivos é que a festa, em 2020, já está agendada para os dias 21 a 25 de fevereiro.

Ou seja, falta pouco para essa energia tomar conta do Brasil. Pensando nisso, vamos sugerir 4 roteiros para a sua viagem de Carnaval ser inesquecível. Vem comigo!

Rio de Janeiro: viagem de Carnaval intensa

É comum imaginar que o Carnaval na Cidade Maravilhosa se concentra apenas no Sambódromo, já que o desfile das escolas de samba se tornou conhecido em todo o país e até no exterior, né?

Mas, para a surpresa de muitos há várias outras atividades, festas e blocos na capital fluminense. E é por isso que o Rio de Janeiro atrai milhares de foliões que esbanjam criatividade, e tem folia para todos os gostos.

Portanto, se você está interessado(a) em curtir as festas no Rio, vale a pena conhecer alguns desses blocos e festas. Um deles é o da Carmelitas, que reúne os foliões em Santa Teresa.

Só para exemplificar, o bloco tem esse nome por causa de uma lenda que cita a história de uma freira. Dizem que na sexta-feira ela pulou os muros de um convento para se esbaldar no Carnaval. E voltou para o “lar” apenas na terça-feira, loucura né? 

Ou seja, ficou 5 dias fora do convento. Embora seja apenas uma história fantasiosa, isso retrata bastante a criatividade e as histórias que envolvem o Carnaval brasileiro.

Bem perto do Carmelita, você tem mais uma opção animadíssima para curtir o carnaval no Rio. Na Lapa, fica o bloco mais famoso da cidade: o Cordão da Bola Preta.

Em 2018, esse bloco completou 100 anos de desfiles. Com as cores preta e branca, o Cordão da Bola Preta chega a atrair quase 1 milhão de pessoas. Não é à toa que concorre com o Galo da Madrugada (PE) pelo título de bloco mais animado do Brasil.  

Então, se você adora curtir o Carnaval de rua, o Cordão da Bola Preta deve estar no seu roteiro. Por isso, planeje já a sua viagem de Carnaval para conhecer esse bloco na Cidade Maravilhosa e outras folias mais.

Ouro Preto: várias festas garantidas e muita cultura

A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, tem um Carnaval bastante concorrido e um dos mais aconchegantes. Você pode até ficar surpreso, pois o local é uma cidade histórica, com igrejas e museus.

Mas os estudantes das repúblicas contribuem bastante para o local ter um dos melhores feriados e festas do período.

Para quem gosta de mais conforto, há hotéis e pousadas que ajudam a recarregar as energias. Mas esteja preparado porque o carnaval de Ouro Preto é pura agitação.

Além dos blocos, as festas tomam conta da cidade. Ou seja, não dá para ficar parado durante os dias do feriadão.

E por falar em festa, lá existem bebidas para todos os gostos e até algumas pouco conhecidas, particulares da região. Mas, não se esqueça de apreciá-las com moderação já que a maratona é grande.

Desde já, indicamos que você se prepare e leve roupas confortáveis, lanches pouco calóricos e muita disposição para acompanhar os blocos pelas ruas da cidade. Descontração, simpatia e sorrisos é o que não falta no interior mineiro.

Agora, seguem umas dicas de blocos para você curtir a festa na cidade mineira, os mais conhecidos são os do Caixão, do Cabrobró e o da Praia. Fique atento a esses, pois, grande parte dos foliões se inicia no Espaço Folia, que fica na praça da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Capitólio (MG): Carnaval ao lado da natureza

Essa é para você que está querendo fugir da agitação das cidades com blocos e desfiles de escola de samba. Então, se liga! Não deixe de conhecer Capitólio neste feriado.

Primeiramente, saiba que essa cidade mineira é um dos destinos mais incríveis para aqueles que adoram curtir a natureza de forma bem tranquila e se surpreender com o lugar.

Pois bem, Capitólio é conhecida por ter várias cachoeiras. Algumas ficam em propriedades privadas, sendo necessário pagar a entrada. Outras estão situadas em espaços públicos que você encontra com facilidade, basta perguntar a qualquer morador ou em estabelecimentos.

As cachoeiras do Poço Dourado, no Limite e do Grito fazem parte da Trilha do Sol. A da Cascatinha fica dentro do Eco Parque, indescritível, você precisa ver com seus próprios olhos.

Outras cachoeiras

Igualmente, vale a pena conhecer a cachoeira Paraíso Perdido, com 8 quedas de águas cristalinas, o lugar tem um visual mais inspirador que o outro. Bom, existem mais cachoeiras procuradas pelos visitantes, que são:

  • Diquadinha I e II;
  • Capivara;
  • Filó;
  • Fecho da Serra;
  • Grotão;
  • Lobo.

Lagos, Cânions e Carnaval em Capitólio

Além delas, você pode se refrescar nos diversos lagos espalhados pela região. Eles ficam um pouco distantes da cidade, por isso, é bom visitá-los em excursões ou até mesmo alugar um veículo 4×4, #ficaadica.

Do mesmo modo, os lagos da Pedreira Lagoa Azul e do Paraíso Perdido encantam qualquer turista. Mas o último, se destaca por apresentar incríveis 18 piscinas naturais.

Assim também são os cânions de Furnas, que são mais uma alternativa surreal para você curtir a natureza durante o carnaval em Capitólio.

Adianto que eles se caracterizam por uma beleza única, e me atrevo a dizer, no Brasil. Por isso, não se esqueça de conferir e curtir muito o Mirante dos Cânions, vale a pena ver bem de pertinho fazendo um passeio de lancha – fique de boca aberta e de olhos incrédulos com o lugar, é sensacional!

Inclusive, no Mirante você pode fazer uma foto clássica de toda a cidade. Afinal, guardar recordações faz parte de qualquer viagem e aqui vai valer muito, pode apostar.

Agora, se você deseja dedicar parte do passeio à folia, o Centro de Capitólio conta também com bloquinhos de carnaval. Inclusive, há as festas temáticas na Escarpas do Lago, e elas costumam ser bem animadas.

Ou seja, Capitólio permite apreciar a natureza e curtir de leve a agitação da festa mais popular do Brasil. Certamente, é um dos melhores lugares do país e onde você encontra a possibilidade de viver os dois mundos.

Gramado: seu Carnaval com tranquilidade total

Antes de mais nada, explico a você que ao contrário de outras épocas do ano, a cidade gaúcha de Gramado não tem grandes eventos no Carnaval. Apesar disso, o local recebe turistas de várias regiões do país que buscam tranquilidade e passeios que costumam ficar mais em conta quando fora de temporada na região.

Então, se você quer apreciar Gramado, é bom passar pelo Lago Joaquina Rita Bier. Lá você pode curtir a natureza e caminhar com muita calma e tirar mais fotos para mostrar os belos passeios que a cidade proporciona.

Da mesma forma, o Le JardinParque de Lavanda, é outro ponto turístico que chama muita a atenção. Com uma paisagem exuberante, o local é perfeito para os amantes da natureza e da fotografia.

Outro lugar que você deve encaixar no seu roteiro é uma ida ao Lago Negro. Lá, você pode relaxar à sombra das árvores, curtir o pedalinho dentre outras atividades ao redor.

E aqui, vai a ideia mais certa: aproveite para conhecer muitos restaurantes de Gramado, de fato, é uma atração a parte. Eles oferecem cardápios variados, para todos os gostos e de alto nível. Vale muito conferir!

Agora, se você gosta de fazer passeios em grupo, é bom agendá-los com antecedência. Surpreendentemente, a cidade gaúcha recebe muitos visitantes no Carnaval apesar do destino não ter atividades focadas nas festas ou foliões.

Sem dúvida, você tem alternativas interessantes para fazer uma viagem de Carnaval inesquecível por Gramado.

Desse modo, basta se organizar para aproveitar o feriado da melhor forma possível curtindo a cidade, sua excelente e variada gastronomia, além de passeios em família, com amigos e até mesmo sozinho.

Inspiração é o que não falta

Bem, eu acredito que você tenha gostado das nossas dicas de roteiro, agora é se programar! E para agilizar essa viagem, acho que você já pode compartilhar nas suas redes sociais essas indicações de roteiro com os amigos e família, além de seguir a gente, né? 

Por fim, fique por dentro das nossas dicas e se inscreva em nosso Embarque Voalá, é a nossa comunidade exclusiva de viagens (inscrições na página principal do Blog). Por lá você vai receber promoções, dicas, roteiros e participar de promoções exclusivas da Voalá 😉 

Comments are closed.