Como será a sua primeira viagem pós-pandemia?. Essa é a pergunta que nos fazemos depois de 4 meses de isolamento e pandemia. 

A boa notícia é que estamos progredindo cientificamente, há pelo menos 2 vacinas que entraram em período de testes no Brasil, uma delas é da Pfizer com a Biontech. Isso significa um grande avanço para nós brasileiros, já podemos sonhar com uma solução até o fim do ano.

Já em relação ao turismo, mesmo que timidamente, o mundo volta a dar seus primeiros passos, principalmente com viagens para locais próximos e o aumento do turismo local – pessoas redescobrindo suas cidades. Claro que com restrições e cuidados ainda.

Mas e aí, eu também me pergunto como será esse novo cenário de viagens? Podemos crer que as viagens pós-quarentena vão ser diferentes de como estávamos acostumados, isso não há dúvidas. Agora, quer descobrir por quê? Vem comigo!

Já podemos viajar?

Como ainda estamos em meio a um cenário de pandemia, falar em viajar continua sendo um tema bem delicado. Primeiramente, você deve evitar as viagens internacionais por um tempo, pois:

  • As fronteiras estão muito instáveis, é possível que você vá a determinado país e acabe “ficando preso” no aeroporto;
  • Os brasileiros têm sido vistos com bastante desconfiança, isso devido ao alto número de casos de Covid-19 aqui no país. Soma-se a isso a falta de estratégias governamentais claras para intervenções quanto a doença;
  • A maior parte das atrações, como museus e igrejas, continuam fechadas;
  • O real sofreu uma grave desvalorização com a crise econômica causada pelo vírus. Para se ter uma ideia, foi um aumento de quase 2 reais por unidades monetárias, como Euro e Dólar.

Você deve estar pensando: “tá, mas para onde vou?” 

Viagem pós-pandemia? Mas por onde recomeçar?

Bom, apesar da recomendação ainda ser ficar em casa, já podemos começar a planejar nossos próximos passeios. Mas já adianto, a sua viagem pós-quarentena vai precisar de cautela.

Minhas dicas para suas próximas jornadas são:

  • Escolher lugares próximos. Há muito o que conhecer ainda perto de casa, vai por mim.
  • Viajar para paisagens naturais.
  • Usar transporte terrestre. Viagens de carro são as mais propensas a acontecerem.
  • Se aventure pelo Brasil! Com certeza há muito para se conhecer de incrível em nosso país, além disso, ajudamos a fomentar o turismo e economia local, para uma melhor recuperação de nossa economia.

Isso porque, mesmo que tenhamos a aprovação da vacina em até 4 meses, vamos precisar esperar que ela seja disponibilizada para todos. Além de, claro, esperar que todos estejam imunizados.

Para nossa sorte, o Brasil foi escolhido para o desenvolvimento das pesquisas com o imunizante. Assim, provavelmente, seremos vacinados antes de muitos países. Por isso, minha recomendação de buscar destinos nacionais.

Viagem pós-pandemia: comece pelas cidades próximas e menores

Existe alguns pontos positivos e negativos ao se viajar para cidades pequenas e do interior. Então, é bom pensá-los ao escolher para onde vai, pois, as cidadezinhas são boas devido às poucas aglomerações.

Entretanto, lembre-se que a infraestrutura quanto a hospitais pode ser mais frágil. Ou seja, você vai precisar rodar longas distâncias em caso de emergências.

Dessa forma, escolha fazer passeios mais pontuais, que durem o final de semana, ou um feriado mais enxuto. Veja nas suas cercanias, quais os pontos turísticos naturais, como cachoeiras, reservas e praias mais paradisíacas. 

O camping também é outra boa pedida, alugue um carro, coloque o equipamento que precisa (barracas, colchonetes etc.) e tire um fim de semana off.

Risque os ambientes fechados da sua lista

Igualmente, vamos demorar bastante tempo até que teatros, cinemas, shows e estádios sejam ambientes seguros. Já sabe, não é? Não faz sentido incluí-los em seus próximos roteiros de viagens.

O mesmo impasse está para os hotéis e hostels, é preciso se certificar que o lugar que você vai está cumprindo com as normas sanitárias: sem aglomerações em espaços comuns, muitas pessoas por quarto ou mesmo objetos compartilhados.

Eu mesmo precisei fazer uma viagem a trabalho durante a quarentena. Para minha segurança, quase não tive contato com os funcionários do hotel e as refeições foram servidas com toda segurança no quarto.

A sua segurança continua sendo prioridade

Você se lembra quais são os procedimentos para manter sua segurança durante as viagens?

  • Use máscara na altura da boca e nariz.
  • Sempre limpe as mãos com água e sabão ou álcool gel.
  • Não compartilhe objetos pessoais, principalmente, com estranhos.
  • Mantenha distância de no mínimo 2m das outras pessoas ou 1 banco de distância nos transportes.
  • Dê preferência a ambientes ventilados.
  • Evite aglomerações, apertos de mãos, abraços e outras aproximações.
  • Não faça viagens, caso seja dos grupos de risco: se você possuir doenças cardíacas ou pulmonares e tenha mais de 50 anos de idades.
  • O governo Federal tem um canal oficial para atualizações de informações sobre a Pandemia e instruções sanitárias. Acesse aqui.

Quais podem ser seus próximos destinos de viagem pós-pandemia?

Agora, que tal conversamos um pouco sobre alguns destinos menores e que podem trazer mais segurança na sua viagem pós-quarentena? 

As belezas de Ilhabela

Se você mora em Sampa, tem a inesquecível Ilhabela, no litoral norte. Ela é bem conhecida por suas praias de água translúcida. O que poucos conhecem são duas partes remotas da ilha a praia de Castelhanos e a Praia do Bonete.

Praia de Castelhanos

A praia de Castelhanos está localizada na parte Leste da ilha, para acessá-la é preciso atravessar uma estrada de terra sinuosas de 22 km em meio a vegetação nativa. 

Não há transporte público, é preciso contratar um jeep ou ir de carro com tração nas 4 rodas.

Apesar do acesso, o que você vai encontrar é uma das mais lindas vistas para o Oceano Atlântico. Nos arredores há cachoeiras, riachos, mirantes e animais nativos, eu nadei com lontras!

Isso tudo é bem reservado e paradisíaco, ou seja, seguro para você e sua família

Bonete, o paraíso escondido

O mesmo ocorre na praia do Bonete, essa é mais isolada, é preciso tomar um barco para chegar, ou fazer uma trilha de 15 km de alta intensidade.

O que te espera é a praia mais linda da ilha com suas cores azuis e esverdeadas. Além disso, a comunidade local é bem acolhedora, são mais de 150 pessoas, principalmente barqueiros.

Aproveite para participar de luaus sob um céu azul estrelado! Sem falar que você pode se aventurar sem medo pela gastronomia. Dá para provar lula, caranguejo, peixe e camarões. Tudo fresco!

Jericoacoara: praia, sombra e água de coco

Este é outro paraíso que pode estar na sua lista de viagens se você mora pelo nordeste ou está com viagem marcada pra lá, pois é gostoso, tranquilo e não envolve aglomerações.

Jericoacoara tem cenários de tirar o fôlego e que inspira as melhores fotos, desde a praia de Jeri à Pedra Furada. Mas eu vou manter o mistério aqui, a gente tem um guia completo sobre a cidade aqui.

Ilha do Mel: se perca no Paraná

Agora, se você mora no Paraná ou em regiões do sul próximas, não tem conversa ruim, a Ilha do Mel é uma das melhores opções. Lá você caminha por praias desertas, coloca o bronze em dia e se mantém seguro.

Já vou dar um spoiler: o farol das conchas pode ser um ótimo cenário para suas fotos. Pronto, se você está com gostinho de quero-mais, dá uma olhadinha e divirta-se.

Não é só você que tá ansioso para cair na estrada, nós aqui na Voalá também estamos de dedos cruzados para que essa pandemia chegue ao fim. Por hora, ao menos agora estamos mais próximos de um cenário favorável.

Então, não perca tempo, dê uma conferida nos melhores preços de hospedagens, passagens, seguros e aluguéis de carro. Por aqui, eu já estou organizando tudo para fazer minhas próximas reservas, e você, qual vai ser a sua cidade da primeira viagem pós-pandemia?

Comments are closed.