O filme Comer, Rezar e Amar é a próxima parada da nossa série sobre filmes: Viajando sem sair de casa.

A obra baseada na autobiografia de Elizabeth Gilbert, lançada em 2006, nos apresenta uma viagem de autoconhecimento, reflexão e superação, com a duração de um ano, pela Itália, Índia e Indonésia. 

Após o divórcio em um casamento fracassado, Liz, interpretada por Julia Roberts, se encontra sem perspectiva e entediada de sua rotina na cidade de Nova York. 

Com um passo de muita coragem, ela decide abandonar o emprego e sua segurança para realizar um ano sabático para viajar e ir em busca daquilo que todos os humanos necessitam: satisfação, espiritualidade, amor e propósito

Dessa forma, tanto o filme quanto o livro inspiraram milhares de pessoas pelo mundo.

Além disso, não somente mulheres que se encontram na mesma situação, mas também aqueles que se encontram sem perspectiva na vida, assim como aqueles que estão passando por depressão. 

Afinal, a história é uma busca por esperança e paz dentro do entendimento de que está tudo bem passar por provações, tragédias e dores durante a vida, isso é normal. 

O que importa é como você lida com esses acontecimentos e como pode transformar erros em acertos. 

Portanto, a mensagem principal é: nunca é tarde para descobrir quem você é verdadeiramente e viver livre de comparações e autocobranças para se ajustar ao que as pessoas esperam de você. 

A felicidade é subjetiva e o principal se encontra dentro do “ser”. 

Bem, neste artigo, você vai embarcar nessa viagem com a gente e ainda vai descobrir um roteiro incrível para os seus próximos planejamentos de viagem. 

Aproveite a leitura!

Comer (Itália)

Antes de mais nada, quando falamos de satisfação e prazer, facilmente podemos associar à nossa comida favorita.

Ou seja, nós criamos uma conexão com nossos sabores favoritos e eles despertam sentimentos de conforto, carinho e diversão. Ela é como um pequeno gesto de amor de nós para nós mesmos. 

Foi isso que a Liz pensou quando decidiu iniciar sua viagem na Itália, que possui uma das culinárias mais famosas e deliciosas do mundo: macarrão, pizza e o inconfundível gelato. 

Durante sua estadia no país, ela se propôs a aprender o idioma e os costumes diários dos italianos, além de descobrir algo que a maioria de nós, que vivemos imersos em metas e tarefas, não sabemos: o prazer de não fazer nada. 

Dentre os locais que Liz mais visitava estava a Piazza Navona, onde ela se sentava para tomar o seu gelato diário e observar as pessoas que passavam por lá, especialmente os turistas. 

O local fica de frente para a igreja Sant’Agnese in Agone e próximo à Via Condotti, um lugar excelente para fazer compras. 

O filme não deixa explícito o mês em que ela faz sua passagem pela Itália, mas é possível perceber o clima ameno, sugerindo ser na primavera ou outono na europa. 

Essas são as melhores épocas para visitar o país caso queira aproveitar dias longos sem calor ou frio extremos. 

Rezar (Índia) 

Já sabemos que a Índia é um país extremamente religioso e com programas voltados para a espiritualidade e a busca por paz interior. 

Esse foi o objetivo da segunda fase da viagem de Liz, uma imersão dentro de si mesma aos pés do Himalaia, a maior cordilheira montanhosa do mundo, onde está o Monte Everest. 

Durante seus meses no país hindu, ficou hospedada em um ashram na Índia, o Ashram Hari Mandir.

Esses locais são como uma escola para pessoas que estão em busca de evolução espiritual, meditação, yoga e devoção. 

Com uma grande imersão em meio à natureza, a história retrata a visão de uma Índia pacífica e religiosa, representando a realidade dos ashram e daqueles que os frequentam. 

Amar (Indonésia)

Na ilha de Bali ela passa sua última fase do ano sabático em Ubud, um paraíso selvagem na Indonésia onde vai em busca do amor. 

Lá, ela conhece pessoas e aprende a amar profundamente, não apenas um amor conjugal, mas amores fraternos por amigos verdadeiros, como uma curandeira que ela sempre visita. 

Ainda aluga um chalé abraçado pela natureza e investe seu tempo em passeios de bicicleta entre as plantações de arroz, um passeio muito comum para quem quer conhecer a região.

Sem esquecer de mencionar as praias da ilha, que oferecem um dos pores do sol mais lindos do mundo, de coloração rosada em contraste com as águas cristalinas do mar. 

Porém, nem só de passeios diurnos vive quem está na ilha de Bali, que é conhecida por sua agitada programação noturna. 

Aliada ao contato com a natureza e ao amor próprio, ela se torna o lugar perfeito para se apaixonar. Foi exatamente isso que aconteceu. 

Depois de um relacionamento falido, o caminho que Liz percorreu fez com que se conhecesse verdadeiramente, se respeitando e se amando. Isso abriu caminho para amar outra pessoa. 

Afinal, sem se amar, não é possível amar o próximo.

Lá, ela vive experiências românticas completamente diferentes com Felipe, um personagem brasileiro – olha que interessante! 

Depois de entender seus valores e perceber que finalmente encontrou o amor de sua vida, eles seguem embarcando em aventuras em busca da liberdade a dois. 

Lições importantes do viajando sem sair de casa com Comer, Rezar e Amar

É importante assistir Comer, Rezar e Amar com um bom senso crítico e prestar atenção em todos os detalhes e lições implícitas. 

A maior delas é quando Liz está na Itália visitando ruínas na cidade de Roma.

Ela percebe o quanto aquela construção sofreu e se adaptou até chegar àquele estado de ruína, que é uma vitória. 

Afinal, depois de tudo o que viveu, ainda está lá, sendo contemplada por sua beleza que reflete tudo o que ela precisou passar para chegar até ali. 

Diante disso, ela entende que a ruína é o caminho da transformação, pois é através dela que conseguimos reconstruir e recomeçar. 

Você se inspirou para realizar sua busca em seu próprio Comer, Rezar e Amar? 

Por que não começa a planejar para retirar o seu ano sabático logo que for possível viajar para o exterior com segurança novamente? 

Não foi o caso da Liz, mas te garanto: a antecedência pode ser uma extrema aliada no planejamento da sua viagem. 

Afinal, você pode fazer esse mesmo roteiro ou criar o seu próprio, buscando objetivos diferentes e locais diferentes.

Cada lugar do mundo é único, assim como as experiências que pode oferecer. 

Por isso, pesquise bastante e entre para a nossa comunidade de viajantes, a Embarque Voalá!

Assine gratuitamente e receba diversas dicas de planejamento de viagens, assim como promoções para os melhores destinos.

Comments are closed.