Viajar com pet se tornou muito comum. É difícil ir a um aeroporto e não ver os pais de pet carregando seus filhos para uma nova aventura. 

O amor pelos pequenos de 4 patas é tanto que muitos de seus donos não conseguem se ausentar e deixá-los. São realmente filhos. 

Por serem tão especiais, é claro que exigem especificidades e regras claras para viajar com pets, afinal, eles merecem conforto e segurança como qualquer outro viajante.

Seja em uma viagem de carro ou avião, nacional ou internacional, separe um caderninho para anotar todos os itens que você precisa checar para viajar com o seu pet. 

Faça uma boa leitura e boa viagem! 

Entendendo o que significa viajar com um pet

Entendendo o que significa viajar com um pet

Assim como nós, seres humanos, os pets possuem necessidades, não apenas físicas, mas também emocionais. Esse é um fator que precisa ser levado em consideração. 

Ademais, fazer uma viagem sendo carregado dentro de um carro ou de um avião não é algo natural. Na verdade, é muito estressante para eles. 

Por isso, prepare-se para gastar um pouco com alguns acessórios especiais para a viagem, além de acostumar seu pet com os ambientes de forma antecipada. Explicaremos mais sobre isso ao decorrer desse artigo. 

A parte burocrática de viajar com pet em avião

A parte burocrática de viajar com pet em avião

Não existem leis que discorram sobre regras ou diretrizes para se fazer viagem com animais de estimação. Mas, as empresas e companhias aéreas possuem regras específicas e você precisa se atentar a isso no momento de realizar a compra da sua passagem. 

Fique atento aos seguintes itens:

  • Raças permitidas;
  • Idade mínima para viagem;
  • Peso máximo, dentro e fora da cabine;
  • Se existe um modelo padrão de caixa de transporte;
  • Documentos como: cartão de vacina e atestado de saúde;
  • Se o local de destino exige a implantação de microchip – acontece apenas em alguns países como Suécia e Reino Unido. 

Além disso, para viagens internacionais, cães e gatos precisam de um documento chamado CZI, o Certificado Zoosanitário Internacional, que você pode pedir ao seu veterinário de confiança para emitir depois de avaliar e garantir o estado de saúde do animal.

Alguns países, como a Austrália, têm mais restrições em relação às vacinas, como a da raiva, que não foi erradicada no Brasil. Nesse caso, depois de tomar a vacina, o pet teria de esperar 4 semanas para realizar o exame de sangue e poder ficar 45 dias em um dos países autorizados a importar animais para o país.

Por isso, é importante verificar todas as restrições e autorizações do país de destino para levar o seu pet.  

Outra parte das providências a serem tomadas é a compra da caixinha de transporte segundo os padrões da companhia aérea e do tapetinho higiênico necessário para ser usado no aeroporto e dentro do avião. 

Uma boa dica é comprar a caixinha antecipadamente e incentivar seu pet a ficar dentro dela, mesmo em casa, para ele se adaptar a ficar lá dentro. Dessa forma, ele vai se sentir mais confortável e terá a sensação de ainda estar em casa.

Cuidados ao viajar com pet de carro

Cuidados ao viajar com pet de carro

Viagens de carro, apesar de serem mais tranquilas, também exigem diversos cuidados. 

O principal é conseguir uma caixinha que fique bem posicionada com o uso do cinto de segurança e garantir paradas de 2 em 2 horas para que o animal possa respirar um pouco e fazer suas necessidades. 

É importante sempre viajar com o animal preso pelo cinto de segurança, pois existe penalidade e multa com perda significativa de pontos na carteira. 

Para fecharmos esse tópico, uma dica de ouro: durante as paradas não alimente o animal. Do contrário, ele poderá sofrer de enjoos e passar mal durante a viagem.

Dicas que valem para todos os tipos de viagem com pet

Dicas que valem para todos os tipos de viagem com pet

Para garantir uma viagem confortável e divertida para toda a família, invista em petiscos e brinquedos para o seu pet se distrair durante o tempo de viagem. 

Vale apresentar os mesmos com antecedência para que o pet crie afeto por aqueles objetos e se sinta tranquilo e feliz entrando em contato com eles. Isso pode evitar grandes estresses. 

Não se esqueça de comprar suportes de ração e água próprios para viagens e levar garrafinha extra e um pouco de ração para repor, caso acabem. Lojas como a Petz possuem diversos tipos de acessórios para viagem. 

É necessário, também, comprar uma boa coleira com guia para o seu melhor amigo e, se for o caso, uma focinheira. 

Fique atento ao prazo de obtenção da documentação e das regras específicas do seu destino. 

Por fim, na hora de reservar o hotel, não se esqueça: opte pelos pet friendly que possuem pet shop e pet sitter. Assim, ele se divertirá bastante com outros amiguinhos!

Conte com o atendimento da Voalá para te ajudar a realizar uma viagem completa e segura com o seu pet, contratando tudo o que você precisa: voos, hospedagem, aluguel de carro e seguro viagem

Acesse meu site e faça uma excelente viagem!

Comments are closed.