O que acha de 10 maneiras de viajar o mundo sem sair de casa? Assim, mesmo com a quarentena se prolongando, você vai ter opções para não se entediar e ainda pensar na próxima viagem.

A jornalista Luana Genót, em entrevista ao O Globo, explicou que mesmo no período da pandemia tem usado a imaginação para manter em dia o amor por viagens. Seja comendo um prato diferente, ouvindo uma música ou por meio de aromas, tudo que remeta às boas lembranças é válido.

Eu por exemplo, amo viajar para Ilha Bela, e sabe como eu me lembro de lá? Acendo um incenso de citronela na casa. Parece brincadeira, mas o cheiro lembra do repelente que uso quando vou a ilha e me traz memórias marcantes.

Mas e você? Já pensou em estratégias para manter a chama da viagem acesa e matar um pouquinho dessa saudade? 

Se ainda não, vem comigo porque separei 10 maneiras de viajar o mundo sem sair de casa para te ajudar a fazer coisas interessantes durante este período que estamos.

Os livros podem te levar longe

Quem nunca ouviu falar que os livros abrem as asas da imaginação? 

Pois é, essas asas te levam longe! Seja para conhecer cultura, lugares ou até períodos diferentes. Veja só essa listinha rápida que fiz de livros interessantes sobre viagem:

  • Comer Rezar Amar, de Elizabeth Gilbert, passa pela Itália, Índia e Indonésia.
  • Viajar: eu preciso! De Mayke Moraes, passa por MUITOS lugares: Canadá, Europa e Ásia.
  • A Volta ao Mundo em Oitenta dias, de Júlio Verne, é uma história fictícia que te leva aos quatro cantos do planeta.

Maneiras de viajar o mundo: faça uma maratona sobre um país

Recentemente, assisti um filme maravilhoso “A Escalada”, por meio dele fui totalmente carregado para o Nepal, imergi no Himalaia e no congelado cenário do Everest.

Este é o poder de um bom conteúdo visual, por isso que temos uma lista com 10 obras imperdíveis para você fazer aquela maratona de fim de semana. Depois volta aqui e compartilha comigo o que achou, combinado?

Dê uma de Chef

A cozinha por si só é um território que precisa ser explorado, ou seja, uma das maneiras de viajar o mundo.

Dessa vez, minha dica é que você explore a gastronomia brasileira. Até porque é mais fácil de encontrar os ingredientes.

Então, anote alguns pratos de alguns estados brasileiros. Eles são saborosos que você pode fazer em casa:

  • Da Bahia: moqueca de peixe e frutos do mar.
  • De Minas Gerais: pão de queijo.
  • Do Paraná: barreado.
  • De São Paulo: cuscuz à paulista.
  • Do Amazonas: tapioca e banana verde frita.

Você tem gingado? Que tal ver umas vídeo-aulas de dança

Um outro modo de explorar culturas diferentes é por meio da dança. Os países da América Latina são bastante conhecidos também pelas danças e gingado. 

Então, por que não arriscar e ver algumas aulas de danças típicas no Youtube? Pode ser que na sua próxima viagem você já esteja mandando bem em um forrózinho ou na salsa, hein? 

Tours virtuais

Adicione em sua lista de atividades para este período, a realização de tours virtuais, e o melhor, são gratuitos. Dá para conhecer muita coisa virtualmente, como o museu do Louvre, a Grande Muralha da China e até sentir um gostinho de como é a Disney.

O site Intercâmbio Direto fez uma lista interessante de tours virtuais, confira aqui.

Use fotografias para revisitar destinos

Como dizia a banda Calle 13 “melhor trocar a caixa por uma paisagem”. Por isso que uma das maneiras de manter o alto-astral é reviver os momentos das antigas viagens por meio das fotografias.

Organize as fotos antigas, faça álbuns, monte vídeos para as redes sociais, marque os amigos que estavam juntos. 

Compartilhe, gere lembranças, pois, possivelmente outras pessoas irão se identificar e trocar ideias com você sobre.

Eu gosto também de montar um minimuseu com meus souvenirs, deixo uma parte da estante dedicada somente a eles. Quando estou com saudades das minhas viagens, revisito minhas lembranças em forma de souvenirs e ativo um montão de memórias.

Google Street View

O Google Street View é mais uma ótima ferramenta, com ele você passa por diversas cidades e caminha pelas ruas por meio do computador. Hoje em dia dá para conhecer quase todos os cantos do mundo.

E se for realismo que você quer, pode confiar nele, pois até a multidão de turistas está presente. É o caso de andar pelas pirâmides de Gizé, dúvida? Clique aqui e tire suas conclusões.

Óculos de realidade virtual

Além disso, os óculos de realidade virtual podem ser uma das maneiras de viajar o mundo. Dá para comprá-los por valores bem em conta, depois de configurar seus óculos, você pode acessar vídeos de alta qualidade que simular uma viagem.

Para facilitar sua vida eu já fiz a pesquisa, é só acessar e aproveitar. Para aproveitar mais, use fones de ouvido, pois eles contam com som ambiente.

 Sites para conversar com estrangeiros

Se você gosta de viajar para praticar outros idiomas, talvez a solução seja mais simples do que pensa. Isso porque há diversos sites que possibilitam a comunicação com nativos e outros aprendizes de línguas estrangeiras.

É caso do Speaky, nele você se cadastra e já começa a participar dos chats. De maneira gratuita, você possivelmente vai aprender a desenvolver seu inglês, espanhol, francês e até alemão. O site App Geek fala de outras plataformas que podem ser interessantes de você conhecer.

Ouvir podcasts é uma das melhores formas de viajar e se informar

A última dica sobre maneiras de viajar o mundo sem sair de casa é ouvindo os podcasts. Há diversos tipos deles, alguns dão dicas de como se preparar, roteiros e características do destino. Já outros podem ser sobre relatos e vivências.

De toda forma, eu fiz um post completo sobre os 7 melhores podcasts para viajantes. Conheça histórias emocionantes dos viajantes de plantão.

Nossa conversa não precisa parar por aqui, faça parte do Embarque Voalá para conversarmos sobre roteiros, dicas de viagens e as melhores estratégias para economizar.

Não sabe o que é a Embarque Voalá? É a nossa comunidade exclusiva para amantes de viagens, por lá você tem acesso a conteúdos, promoções e ofertas exclusivas, basta se cadastrar e você já vai fazer parte.

Comments are closed.